Siddhartha, de Hermann Hesse – Parte III

A 3ª Parte que penso valer a pena partilhar também em que Siddhartha e seu amigo Vaduseva, falavam do filho de Siddhartha e do seu apego a este.

Dá-me mais algum tempo, querido amigo. Luto por ele, esforço-me por tocar o seu coração. Conquistá-lo-ei com amor e paciência. O rio também lhe falará, um dia, ele também foi chamado.
O sorriso de Vaduseva tornou-se mais quente.
– Oh sim, ele também foi chamado, também pertence à vida eterna! Mas saberemos eu e tu, a que ele foi chamado, a que caminho, a que empreendimentos, a que desgostos? E olha que os seus desgostos não serão pequenos! Tem o coração orgulhoso e duro. Provavelmente sofrerá muito, cometerá muitos erros, muitas injustiças e muitos pecados. Diz-me meu amigo, estás a educar o teu filho? Ele obedece-te? Bates-lhe ou castiga-lo?
– Não Vaduseva, não faço nenhuma dessas coisas.
– Já sabia. Não és severo com ele, não o castigas, não lhe dás ordens, porque sabes que a bondade é mais forte do que a severidade, que a água é mais forte do que a pedra, que o amor é mais forte do que a força. Muito bem, louvo-te. Mas não será, talvez, um erro da tua parte, não te mostrares severo com ele, não o castigares? Não o acorrentas com o teu amor? Não o humilhas todos os dias com a tua bondade e paciência, tornando tudo ainda mais difícil para ele? Não obrigas esse rapaz, arrogante e mimado, a viver numa cabana com dois velhos papa-bananas, para quem até o arroz é uma iguaria, cujos pensamentos não podem ser os dele e cujos corações são velhos, calmos e batem a um ritmo diferente do seu? Ele não se sentirá constrangido e castigado com tudo isto?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: