A Chama Interior

Tenho vindo a descobrir que quanto mais atinjo os meus limites, mais estes se expandem. O mesmo deve acontecer com os outros, penso eu. Mas muitas vezes penso que os únicos limites que a vida me dá são aqueles que eu estabeleço. Acho que as pessoas crescem mais quando entram na Zona do Desconhecido e ousam ir além do que aquilo que conseguem visualizar, porque lá está, não existem programas, datas, acontecimentos, nada é pré-definido e saem da sua Zona de Segurança. Há lugar para espontaneidade mas naturalmente, temos medo. Estamos muito condicionados sempre. E o medo é uma grande “arma”, porque nos impede de avançar, mesmo que sonhemos todos os dias com um projecto, uma conquista, um trabalho, uma vida diferente fora daquilo que nos habituámos durante tanto tempo. O medo é uma tradição. Mas por detrás dos nossos medos residem também os nossos maiores crescimentos. E crescemos quando nos apercebemos de como vivemos num constante estado de impermanência e quando começamos a perceber que nada é garantido e que tudo se transforma.

Não pretendo explorar o meu museu do passado embora saiba que sou um produto hoje de todas as vivências que experimentei, alimentado por todas as pessoas que cruzaram o meu caminho e por todas as lições que boas ou más, me formaram enquanto pessoa e me transformaram em quem eu sou. Fui moldado e formado por tudo o que amei e por todos os medos que senti e que enfrentei. Ainda enfrentarei mais medos e crescerei com eles também.

Mas não quero que o medo me impeça de tentar. É que não pretendo andar à deriva como um navio sem rumo em busca de um farol que me impeça de encalhar nas rochas. Pretendo revolucionar a direcção em que me estou a deslocar.

Por isso apelo a que confiemos em nós mesmos e aproveitar as nossas capacidades ao máximo, transfformando as pequeninas centelhas de possibilidade que temos dentro de nós, em chamas de conquista.

Porque afinal, se não soubermos para onde vamos, como poderemos saber que lá chegámos?

Leave a Reply

