Metade de Mim é Mentira.

Em Junho de 2009 fiz um curso que se chamava “Escrever Com Inteligência Emocional”. O título despertava-me curiosidade e pelo resumo que li, achei que era o que precisava naquela altura. Estava certo. Foi uma lufada de ar fresco num Sábado. Entre diversas coisas que aprendi e pessoas interessantes que conheci, os textos que nos pediam para escrever eram sempre pouco superficiais, obrigavam a que se pudesse mergulhar um bocadinho mais fundo em nós próprios, o que é bom para quem quer fazer perguntas a si própri@ que nem sempre são fáceis de responder. Um dos textos que nos pediam para escrever, começava assim como este. Resolvi desenvolvê-lo aqui porque na altura não deu para escrever tanto.
O curso foi tirado pela Escrever Escrever. Vale a pena fazer-lhes uma visita para quem gosta de escrever.
Namaste!

Metade De Mim É Mentira.

Metade de mim é mentira…porque todos somos metade mentira e metade verdade.

Metade de mim é mentira porque eu sei exactamente o que é correcto fazer e como agir e na maioria das vezes é tão difícil. E caio no erro, fazendo exactamente ao contrário;

Metade de mim é mentira quando sei que estou a agir mal e incorrectamente mas sempre surge aquela desculpa (que só serve para mim) que afinal até nem estou a ser incorrecto ou injusto com alguém. Chamo a isto estar iludido ou distraído;

Metade de mim é mentira quando digo que sei o que quero mas no fundo no fundo, até queria isso mas pintado com outras cores e com outras formas;

Metade de mim é mentira quando digo que tenho de usar uma capa de ferro e que a todo o custo o vou fazer mas nasci sobre a bandeira da transparência e genuinidade, o que apesar de serem excelentes qualidades nos dias de hoje, trazem muita dôr porque estou muito mais desprotegido;

Metade de mim é mentira quando digo que olhar para trás não é solução e mesmo assim, passo a vida a relembrar o que se passou;

Metade de mim é mentira quando digo logo à partida que “não sou capaz” quando ainda nem sequer tentei;

Metade de mim é mentira quando sei que sou muito mais do que aquilo que às vezes penso;

Metade de mim é mentira quando sou menos humilde do que deveria;

Metade de mim é mentira quando vivo uma vida que sinto que não é minha e que não faço nada para sair dela, acomodando-me;

Metade de mim é mentira quando julgo que “já não aguento mais” mas sempre arranjo força extra para mais um desafio do dia-a-dia;

Metade de mim é mentira quando penso que todo eu sou verdade;

Metade de mim é mentira quando sei que estou a chorar por dentro e sorrio como se tudo estivesse bem;

Metade de mim é mentira porque me conforta escrever este texto sabendo tudo isto e mesmo assim, nunca aplico a mim os conselhos que tento “impingir” aos outros;

Metade de mim é mentira porque eu sou um ser em constante mudança, sempre eu mesmo mas nunca o mesmo;

Metade de mim é mentira porque estou convencido que tudo o que proponho à vida ou a Deus é o que é o mais acertado. Mas a vida e Deus colocam-me noutro lugar, provavelmente o único que me levará a algum lugar.

Metade de mim é mentira porque: não sei para onde me dirijo neste momento e lamentavelmente mas verdadeiramente, o vento nunca sopra a favor de quem não sabe para onde vai…

Bruno Piairo Teixeira

2 Responses to “Metade de Mim é Mentira.”

  1. Ana Bravo Says:

    Há muitos anos tive aulas de educação musical e piano. A professora questionava sempre no final de cada peça o queu pensava do meu desempenho e depois de eu apontar os erros cometidos ela dizia com um ar satisfeito: “O reconhecimento do erro é o primeiro passo para a sua correção!” Com 5 anos e divertindo-me, aprendi que é o mais difícil é reconhecer que se erra e em quê, o resto… são peanuts, muita vontade e auto-disciplina!

  2. tudo o que vou escrever agora é mesmo verdade:
    metade de mim também é mentira!
    não quis acreditar que logo hoje, acima de tudo hoje, iria ler algo que me fosse expor tanto.
    hoje não foi um dia fácil, estas últimas semanas não foram fáceis, e então hoje decidi escrever (porque também escrevo algumas coisas, mas só para mim), e escrevi sem pensar, desabafei palavras que sentia e não conseguia dizer, e tudo o que escrevi está aqui………..curioso……muito curioso……….um dia mostro!

Leave a Reply

