Pode O Tempo?

Perguntei eu se pode o tempo fazer-me um número de coisas.

Se pode o tempo curar tudo? Pode. Pode fazer com que ultrapassemos as diversas fases da vida, mas acho que apesar de curados, há fases que não se esquecem.

Se pode o tempo fazer com que eu perca o meu abraço forte a quem dele precisa? Não, não pode, mesmo que um dia os meus braços estejam fracos.

Se pode o tempo fazer com que eu perca a vontade de dar o meu Amor a alguém? Não, impossível. Mesmo que alguém o rejeite.

Se pode o tempo fazer com que eu perca o optimismo? Espero que não, mesmo sabendo que o futuro nem sempre parece promissor.

Se pode o tempo fazer com que eu me torne na pessoa que quero? Só no último dia da minha vida saberei isto. É uma luta que se deve travar todos os dias por isso ainda é cedo para dizer.

Se pode o tempo tornar-me frio? Claro que pode. A questão é saber se eu vou deixar que o tempo me faça isso.

Se pode o tempo tornar-me mais maduro? Eu espero bem que sim. O tempo e as circunstâncias da vida. É preciso amadurecer todos os dias sem me tornar “demasiado” adulto, mas não quero perder o “miúdo” que vive dentro de mim.

Se pode o tempo fazer com que eu deixe de sorrir? Eu espero que não. Sorrir é umas melhores coisas que posso fazer com o meu corpo.

Se pode o tempo fazer com que deixe de chorar? Espero que também não. Ao contrário do que algumas pessoas neste mundo possam pensar, chorar é sinónimo de força interior.

Se pode o tempo separar-me de alguém? Nunca. Não existem barreiras físicas muito menos psicológicas. Caminham comigo todos os meus amigos que me deixaram cedo demais, as pessoas que me amaram um dia, a memória de dias felizes que eternizei dentro de mim.

Se pode o tempo ensinar-me algo? Pode. Tudo. Todos os dias ando na escola, a toda a hora, a aprendizagem é constante, é a melhor escola que pode existir. Dependendo das vidas que se levam, os ensinamentos são todos diferentes, como se fossem cursos diferentes, mas não deixa de ser a melhor escola do planeta.

Se pode o tempo fazer com que eu deixe de pedir desculpa? Jamais. Pedir desculpa é um sinal de crescimento, de maturidade, humildade e só me tornou melhor ao longo desta curta vivência.

Se pode o tempo fazer com que por vezes percamos o nosso encanto? É bem possível. “Às vezes confundimos ouro com cobre. Se colocarmos uma venda nos nossos olhos e apalparmos qualquer umas destas substâncias, são exactamente iguais, porém, uma delas é muito difícil de se obter”. Um dia podemos ser bestiais, outro dia podemos ter sido uma (des)ilusão.

Se pode o tempo fazer com que eu perca a garra? Mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente poderosos, duvido que perca algo que habita intrísecamente em todo o meu ser.

Se pode o tempo fazer com que eu perca a vontade de ajudar, de ouvir, de estar lá simplesmente? Espero bem que não. Muitas pessoas podem não saber retribuir, algumas até reconhecer, mas se eu as consegui ajudar e fi-lo genuinamente como todo meu ser, só posso estar feliz porque nesse dia tornei-me melhor.

Se pode o tempo fazer com que eu deixe de ser EU? Nem pensar. Como diz Gabriel O Pensador, “seja você mesmo mas não seja sempre o mesmo”. Acho que isto diz tudo.

Se pode o tempo tirar-me o brilho dos olhos? Mesmo com o que vejo todos os dias os meus olhos possam escurecer um pouco, espero que nunca deixem de ter aquele brilho especial.

Se pode o tempo fazer com que eu deixe de dizer às pessoas o quanto gosto delas e são importantes para mim? Nunca, jamais, nem pensar. Fi-lo uma vez e vi o Rodrigo pela última vez com vida. Nunca mais cometerei o mesmo erro.

Se pode o tempo fazer com que eu deixe de acreditar? Duvido. “O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”. E um dia eu chegarei lá.

Leave a Reply

